Resumo:
Este estudo aborda a relevância do aprendizado da língua espanhola com fins
específicos no futebol para estudantes/atletas. Assim sendo, o trabalho tem como
objetivo à análise de propostas pedagógicas do projeto Camisa 10, nota 10, que
combina o aprendizado do espanhol com conteúdos relacionados ao futebol. Com
base em uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa, constatou-se a
relevância de abordar o futebol como tópico no ensino de espanhol, proporcionando
uma aprendizagem mais contextualizada e significativa para os estudantes/atletas,
partindo do material aqui selecionado. Ao examinarmos as atividades que compõem
o material didático, focamos no público-alvo, nos objetivos das propostas, nas
abordagens linguísticas, nos recursos, no enfoque por tarefa e nos resultados
comunicativos. As atividades do projeto evidenciam uma conexão com as
abordagens comunicativas focadas em tarefas do contexto futebolístico,
proporcionando uma experiência prática e estimulante no idioma. Embora existam
pontos a serem aprimorados, como a inclusão de atividades mais interativas, a
análise destaca oportunidades que podem ser benéficas para futuras práticas
pedagógicas. Espera-se que este estudo ajude a valorizar a língua e a cultura
hispânica no contexto esportivo e educacional, estimulando o interesse dos
estudantes em aprender espanhol e contribuir com a abordagem na formação de
professores na região de Campina Grande - PB.
Descrição:
SANTOS, M. C. Ensino do espanhol com fins específicos para atletas de futebol: análise das tarefas didáticas do corpus camisa 10, nota 10. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.