Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o papel da literatura infantil para a formação de leitores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) uma vez que é crescente a entrada de alunos neuroatípicos no espaço escolar. Diante disso, é preciso que haja estudos que discutam sobre as metodologias necessárias para que o processo de aprendizagem desses alunos ocorra de forma positiva. Logo, o trabalho tem como objetivo geral demonstrar como a literatura infantil pode ser um aliado no processo de formação de leitores com TEA, e como objetivos específicos, analisar o impacto do TEA na forma de aprendizado de crianças, explorar a relação entre a literatura e a formação de leitores em crianças com TEA, destacando os benefícios específicos dessa prática e, investigar como a literatura infantil pode ser um recurso lúdico. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que reuniram embasamentos teóricos dos autores Silva e Gaiato (2012), Nunes (2008), Soares (2007), Lajolo (2008) e Silva (1997), entre outros. Destarte, a análise dos artigos revelou a importância que a literatura infantil possui como prática didático-pedagógica para a formação dos leitores autistas, pois ela desenvolve nas crianças habilidades de leitura, interação social, atenção, imaginação e outros.
Descrição:
SILVA, M. L. Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.