UEPB - Repositório Digital

Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Melissa de Lira
dc.date.accessioned 2024-07-23T14:48:23Z
dc.date.available 2024-07-23T14:48:23Z
dc.date.issued 2024-03-26
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32470
dc.description SILVA, M. L. Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta um estudo sobre o papel da literatura infantil para a formação de leitores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) uma vez que é crescente a entrada de alunos neuroatípicos no espaço escolar. Diante disso, é preciso que haja estudos que discutam sobre as metodologias necessárias para que o processo de aprendizagem desses alunos ocorra de forma positiva. Logo, o trabalho tem como objetivo geral demonstrar como a literatura infantil pode ser um aliado no processo de formação de leitores com TEA, e como objetivos específicos, analisar o impacto do TEA na forma de aprendizado de crianças, explorar a relação entre a literatura e a formação de leitores em crianças com TEA, destacando os benefícios específicos dessa prática e, investigar como a literatura infantil pode ser um recurso lúdico. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que reuniram embasamentos teóricos dos autores Silva e Gaiato (2012), Nunes (2008), Soares (2007), Lajolo (2008) e Silva (1997), entre outros. Destarte, a análise dos artigos revelou a importância que a literatura infantil possui como prática didático-pedagógica para a formação dos leitores autistas, pois ela desenvolve nas crianças habilidades de leitura, interação social, atenção, imaginação e outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Literatura infantil e a sua contribuição para a formação de leitores com Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta