Resumo:
Partindo do pressuposto que uma pesquisa em Educação Inclusiva na Infância é essencialmente reflexiva, pontuar questões pertinentes quanto às práticas pedagógicas desperta o nosso olhar como educadoras a pensar uma educação para todos, este trabalho tem busca contribuir para o aprofundamento de pesquisas da área da educação inclusiva, de maneira a levantar reflexões de como estão acontecendo essas práticas. O problema da pesquisa formulado, refere-se a como as práticas pedagógicas podem contribuir para a concretização da inclusão nas instituições de Educação Infantil e como o uso de literaturas infantis podem contribuir para a efetivação desse processo. Os resultados que aparecem nesta metodologia e os conhecimentos produzidos, coletivamente, aconteceram através de ações participativas, pensadas com base no cotidiano de uma instituição pública de educação infantil. Conclui-se que a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil torna-se possível mediante o olhar sensível do professor em relação à criança com deficiência.
Descrição:
OLIVEIRA, J. B. Educação inclusiva na infância: uma pesquisa-ação-participativa sobre inclusão na educação infantil. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.