dc.contributor.author |
Oliveira, Jaqueline Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-29T14:26:01Z |
|
dc.date.available |
2024-07-29T14:26:01Z |
|
dc.date.issued |
2024-07-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32548 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, J. B. Educação inclusiva na infância: uma pesquisa-ação-participativa sobre inclusão na educação infantil. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo do pressuposto que uma pesquisa em Educação Inclusiva na Infância é essencialmente reflexiva, pontuar questões pertinentes quanto às práticas pedagógicas desperta o nosso olhar como educadoras a pensar uma educação para todos, este trabalho tem busca contribuir para o aprofundamento de pesquisas da área da educação inclusiva, de maneira a levantar reflexões de como estão acontecendo essas práticas. O problema da pesquisa formulado, refere-se a como as práticas pedagógicas podem contribuir para a concretização da inclusão nas instituições de Educação Infantil e como o uso de literaturas infantis podem contribuir para a efetivação desse processo. Os resultados que aparecem nesta metodologia e os conhecimentos produzidos, coletivamente, aconteceram através de ações participativas, pensadas com base no cotidiano de uma instituição pública de educação infantil. Conclui-se que a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil torna-se possível mediante o olhar sensível do professor em relação à criança com deficiência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Livania Beltrão Tavares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva na infância: uma pesquisa-ação-participativa sobre inclusão na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |