Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o papel dos jogos e brincadeiras
no 1º ano do Ensino Fundamental. Discutimos a temática explicando o que são jogos
e brincadeiras, destacando sua importância na sala de aula e apresentando as
perspectivas e desafios no processo de alfabetização nos anos iniciais. O objetivo
geral foi o de compreender o papel e a utilização de jogos e brincadeiras no contexto
da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos
abordados no decorrer do trabalho são: analisar a relação entre jogos e brincadeiras
e a aquisição de conhecimentos e habilidades no ambiente escolar; identificar jogos e
brincadeiras que possam auxiliar no processo de alfabetização do 1º ano e analisar a
interação dos alunos com jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades
para a alfabetização. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa acompanhada
por uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do interior da Paraíba,
complementada pela aplicação de uma sequência didática para analisar a prática em
sala de aula em conjunto com a teoria. Utilizamos como referência teórica os trabalhos
de Kishimoto (1988, 2000), Maluf (2007), Oliveira (2000), Vygotsky (1987), Wajskop
(2005), Brougére (1988), entre outros. Portanto, a partir dos estudos analisados sobre
a temática, concluímos que os jogos e brincadeiras são essenciais para o processo
de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, pois contribuem significativamente para a
construção de conhecimentos necessários para essa etapa de ensino e auxiliam
positivamente na aquisição de habilidades e no desenvolvimento social, físico e
psíquico dos alunos.
Descrição:
SILVA, M. A. O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.