UEPB - Repositório Digital

O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mileny Aparecida da
dc.date.accessioned 2024-07-30T10:43:00Z
dc.date.available 2024-07-30T10:43:00Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32565
dc.description SILVA, M. A. O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o papel dos jogos e brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental. Discutimos a temática explicando o que são jogos e brincadeiras, destacando sua importância na sala de aula e apresentando as perspectivas e desafios no processo de alfabetização nos anos iniciais. O objetivo geral foi o de compreender o papel e a utilização de jogos e brincadeiras no contexto da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos abordados no decorrer do trabalho são: analisar a relação entre jogos e brincadeiras e a aquisição de conhecimentos e habilidades no ambiente escolar; identificar jogos e brincadeiras que possam auxiliar no processo de alfabetização do 1º ano e analisar a interação dos alunos com jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades para a alfabetização. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa acompanhada por uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do interior da Paraíba, complementada pela aplicação de uma sequência didática para analisar a prática em sala de aula em conjunto com a teoria. Utilizamos como referência teórica os trabalhos de Kishimoto (1988, 2000), Maluf (2007), Oliveira (2000), Vygotsky (1987), Wajskop (2005), Brougére (1988), entre outros. Portanto, a partir dos estudos analisados sobre a temática, concluímos que os jogos e brincadeiras são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, pois contribuem significativamente para a construção de conhecimentos necessários para essa etapa de ensino e auxiliam positivamente na aquisição de habilidades e no desenvolvimento social, físico e psíquico dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta