Resumo:
Este trabalho concentra um apurado de perspectivas que buscam demonstrar a importância da
língua inglesa ser ofertada para o ensino da rede pública desde a Educação infantil. Essa
idealização corrobora com os preceitos de que a melhora do desenvolvimento nesta língua
estrangeira a nível nacional, seria melhor desenvolvido do que o padrão atual do ensino do
idioma, que oferece apenas a partir do 6° ano do ensino fundamental na grande maioria das
escolas. Frente a divergência hodierna, acaba sendo este fator um agravante nas desigualdades
educacionais do país, ao passo que, na rede privada no que refere-se a essa modalidade de
ensino, a língua inglesa serve como marketing de divulgação das escolas. O objetivo geral
configurou-se em analisar a aquisição de saberes básicos na língua inglesa, com intuito de
observar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da escola campo do
Programa Residência Pedagógica, mediante a intervenção da residente. Foi adotada como
metodologia de aplicação e análise, um levantamento bibliográfico que embasa a temática
com contribuições pontuais e a pesquisa ação como pilar estruturante, indo desde a
observação da licencianda até as reflexões acerca dos resultados obtidos. Estes mostraram-se
além das expectativas iniciais, mesmo que tenha havido um não cumprimento de todo o
planejamento pensado inicialmente. Foi possível ver a familiarização das crianças com os
conteúdos no caminhar das aulas e dos assuntos ensinados e revisados, como também
construiu-se ascendentemente a autonomia e propriedade na prática docente da residente, com
embasamento teórico, prático e metodológico. Em análise geral, revelou-se necessário que o
poder público atenda as perspectivas de em ensino do inglês atribuído a todas as escolas
públicas, para que dessa forma se condicione a realidade desigual vigente, a atuar em favor de
promover um alinhamento de oportunidades e uma melhora de vida linear para a população.
Descrição:
CÂMARA, M. E. S. “Speaking in english”: a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.