UEPB - Repositório Digital

"Speaking in english": a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Câmara, Maria Elizabete dos Santos
dc.date.accessioned 2024-07-30T10:47:00Z
dc.date.available 2024-07-30T10:47:00Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.issn CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32566
dc.description CÂMARA, M. E. S. “Speaking in english”: a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho concentra um apurado de perspectivas que buscam demonstrar a importância da língua inglesa ser ofertada para o ensino da rede pública desde a Educação infantil. Essa idealização corrobora com os preceitos de que a melhora do desenvolvimento nesta língua estrangeira a nível nacional, seria melhor desenvolvido do que o padrão atual do ensino do idioma, que oferece apenas a partir do 6° ano do ensino fundamental na grande maioria das escolas. Frente a divergência hodierna, acaba sendo este fator um agravante nas desigualdades educacionais do país, ao passo que, na rede privada no que refere-se a essa modalidade de ensino, a língua inglesa serve como marketing de divulgação das escolas. O objetivo geral configurou-se em analisar a aquisição de saberes básicos na língua inglesa, com intuito de observar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da escola campo do Programa Residência Pedagógica, mediante a intervenção da residente. Foi adotada como metodologia de aplicação e análise, um levantamento bibliográfico que embasa a temática com contribuições pontuais e a pesquisa ação como pilar estruturante, indo desde a observação da licencianda até as reflexões acerca dos resultados obtidos. Estes mostraram-se além das expectativas iniciais, mesmo que tenha havido um não cumprimento de todo o planejamento pensado inicialmente. Foi possível ver a familiarização das crianças com os conteúdos no caminhar das aulas e dos assuntos ensinados e revisados, como também construiu-se ascendentemente a autonomia e propriedade na prática docente da residente, com embasamento teórico, prático e metodológico. Em análise geral, revelou-se necessário que o poder público atenda as perspectivas de em ensino do inglês atribuído a todas as escolas públicas, para que dessa forma se condicione a realidade desigual vigente, a atuar em favor de promover um alinhamento de oportunidades e uma melhora de vida linear para a população. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title "Speaking in english": a experiência no Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta