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O presente trabalho se propõe a analisar o cordel intitulado: “Mulher tem que ter
peito” da poeta Maria de Lourdes Aragão Catunda. Objetiva-se investigar, de modo
interpretativo, fundamentando-se na Retórica e nos preceitos do discurso persuasivo
de base aristotélica, a linha argumentativa da voz poética que, a partir da
representação de várias personagens femininas, explora questões pertinentes à
temática do ser mulher. O corpus foi retirado do blog: cordel de saia, a escolha
desse veículo se deu pela acessibilidade e pelo vasto acervo que o mesmo
disponibiliza, promovendo a propagação não apenas do cordel, como também das
obras escritas por mulheres. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa
bibliográfica, crítico-reflexiva, tendo em vista que sua realização se deu por meio da
leitura das abordagens teórico-críticas aplicadas nas análises do texto literário.
Como aporte teórico, convêm citar, dentre outras fontes, as abordagens de Abreu
(1999), Marques; Silva (2006), Chiaradia (2020), Pereira (2015) que contribuem para
o entendimento da historiografia da literatura de cordel. Woolf (2020), Queiroz
(2006), Saffioti (1987), dentre outras escritoras, esclarecem o percurso histórico da
luta feminina ao direito pela composição dos seus versos. Vieira (2005), Borsa; Feil
(2008), Venâncio (2007), Calzavara (2019), Bulfinch (2006), colaboram na
interpretação do corpus, em especial, no que tange o contexto político, social e
histórico das temáticas centrais do folheto. Como resultado, verificou-se que o cordel
coloca em cena situações de violência, ao mesmo tempo em que se apresenta como
instrumento encorajador para que as leitoras desenvolvam suas percepções diante
de casos de abusos e reconhecimento de si mesmas, em especial no que se refere
aos estereótipos designados a submergir a importância da mulher na sociedade. Ao
final, pode-se concluir que o cordel analisado, além de manter as estruturas
tradicionais dos folhetos, também conserva a funcionalidade dos livretos ao dirigir-se
aos diversos públicos femininos como veículo instrutivo, a partir de informações
pertinentes às mulheres, incentivando-as a refletirem e, talvez, modificarem suas
relações sociais e interpessoais. Dentre as contribuições deste trabalho, pode-se
afirmar que o mesmo colabora nas discussões referentes aos estudos
argumentativos, à literatura popular e a participação feminina no cordel. |
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