dc.contributor.author |
Sousa, Débora Vieira de |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-26T13:32:40Z |
|
dc.date.available |
2024-08-26T13:32:40Z |
|
dc.date.issued |
2024-05-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688 |
|
dc.description |
SOUSA, D. V de. Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este presente trabalho discorre sobre o ensino de língua portuguesa
para o estudante autista e os desafios e possibilidades para o exercício do
docente por meio de um questionário aplicado com professoras de português
do ensino médio em sala de aula regular em uma escola estadual na cidade de
Campina Grande-PB. Apresenta-se que a escola seja o local onde se
desenvolvem o saber, a socialização, a capacidade cognitiva e outros
aspectos. O objetivo geral é destacar os principais desafios enfrentados pelos
professores de língua portuguesa no que tange a aplicação dos conteúdos para
estudantes que estão no transtorno do espectro autista. Nos objetivos
específicos pontuamos analisar a literatura e os marcos legais de inclusão de
alunos autistas, realizar entrevista com docentes de língua portuguesa da rede
básica e discutir os resultados encontrados. Como vozes teóricas utilizamos
Libâneo (1998), Freire (2003), Vygotsky (2006) entre outros, que corroboram
com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar que é
fundamental a personalização de aulas e atividades, mas também de formação
continuadas para a compreensão das demandas dos alunos atípicos, e com
isso construir um cenário educacional que contribua efetivamente para o
crescimento e aprendizado, visando à inclusão e à formação integral dos
alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
pt_BR |
dc.title |
Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |