UEPB - Repositório Digital

Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Débora Vieira de
dc.date.accessioned 2024-08-26T13:32:40Z
dc.date.available 2024-08-26T13:32:40Z
dc.date.issued 2024-05-29
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688
dc.description SOUSA, D. V de. Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este presente trabalho discorre sobre o ensino de língua portuguesa para o estudante autista e os desafios e possibilidades para o exercício do docente por meio de um questionário aplicado com professoras de português do ensino médio em sala de aula regular em uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Apresenta-se que a escola seja o local onde se desenvolvem o saber, a socialização, a capacidade cognitiva e outros aspectos. O objetivo geral é destacar os principais desafios enfrentados pelos professores de língua portuguesa no que tange a aplicação dos conteúdos para estudantes que estão no transtorno do espectro autista. Nos objetivos específicos pontuamos analisar a literatura e os marcos legais de inclusão de alunos autistas, realizar entrevista com docentes de língua portuguesa da rede básica e discutir os resultados encontrados. Como vozes teóricas utilizamos Libâneo (1998), Freire (2003), Vygotsky (2006) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar que é fundamental a personalização de aulas e atividades, mas também de formação continuadas para a compreensão das demandas dos alunos atípicos, e com isso construir um cenário educacional que contribua efetivamente para o crescimento e aprendizado, visando à inclusão e à formação integral dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.title Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta