Resumo:
Este presente trabalho discorre sobre o ensino de língua portuguesa
para o estudante autista e os desafios e possibilidades para o exercício do
docente por meio de um questionário aplicado com professoras de português
do ensino médio em sala de aula regular em uma escola estadual na cidade de
Campina Grande-PB. Apresenta-se que a escola seja o local onde se
desenvolvem o saber, a socialização, a capacidade cognitiva e outros
aspectos. O objetivo geral é destacar os principais desafios enfrentados pelos
professores de língua portuguesa no que tange a aplicação dos conteúdos para
estudantes que estão no transtorno do espectro autista. Nos objetivos
específicos pontuamos analisar a literatura e os marcos legais de inclusão de
alunos autistas, realizar entrevista com docentes de língua portuguesa da rede
básica e discutir os resultados encontrados. Como vozes teóricas utilizamos
Libâneo (1998), Freire (2003), Vygotsky (2006) entre outros, que corroboram
com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar que é
fundamental a personalização de aulas e atividades, mas também de formação
continuadas para a compreensão das demandas dos alunos atípicos, e com
isso construir um cenário educacional que contribua efetivamente para o
crescimento e aprendizado, visando à inclusão e à formação integral dos
alunos.
Descrição:
SOUSA, D. V de. Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.