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O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente

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dc.contributor.author Andrade, Vanessa Gomes
dc.date.accessioned 2024-12-05T15:23:12Z
dc.date.available 2024-12-05T15:23:12Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183
dc.description ANDRADE, V. G. O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar a política de educação especial na perspectiva inclusiva com estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental em escolas públicas no município de Queimadas-PB. A pesquisa foi motivada pelo interesse de investigar as práticas pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na referida cidade. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Como instrumento metodológico, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para tanto, foi feita uma entrevista com uma professora que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade. A análise dos dados será na perspectiva de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2024). Os resultados evidenciam que as práticas inclusivas norteadas pela política adotada pelo município, favorecem o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, assim como as dificuldades ainda enfrentadas para garantir tal processo. Os dados coletados corroboram com os debates acerca da permanência escolar e desempenho acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na cidade de Queimadas- PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.title O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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