Resumo:
O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva
inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse
sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar a política de
educação especial na perspectiva inclusiva com estudantes com deficiência
intelectual matriculados no ensino fundamental em escolas públicas no município de
Queimadas-PB. A pesquisa foi motivada pelo interesse de investigar as práticas
pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de
estudantes com deficiência intelectual na referida cidade. Para alcançar esse
objetivo, realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva.
Como instrumento metodológico, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para tanto,
foi feita uma entrevista com uma professora que atua na Sala de Recursos
Multifuncionais (SRM), em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, da
cidade. A análise dos dados será na perspectiva de Análise de Conteúdo de
Laurence Bardin (2024). Os resultados evidenciam que as práticas inclusivas
norteadas pela política adotada pelo município, favorecem o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, assim como as dificuldades
ainda enfrentadas para garantir tal processo. Os dados coletados corroboram com
os debates acerca da permanência escolar e desempenho acadêmico de estudantes
com deficiência intelectual na cidade de Queimadas- PB.
Descrição:
ANDRADE, V. G. O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.