Resumo:
Promover a inclusão de estudantes com Transtorno de espectro autista (TEA) ainda
é um desafio na atualidade. Apesar da presença do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) nas escolas municipais, ainda é uma grande problemática
compreender as necessidades desses educandos, partindo do ambiente educacional
ao escolar. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é investigar práticas
inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes com TEA em escola municipal no
município de Pocinhos-PB. A pesquisa em questão, é de natureza básica com
abordagem qualitativa e descritiva, como instrumentos metodológicos utilizamos a
entrevista semiestruturada. Com isso, foi realizada uma entrevista com uma
professora da sala do AEE atuante em escola municipal do município de Pocinhos PB. Por meio disso, a análise de dados foi inspirada e elaborada na análise de
conteúdo de Laurence Bardin (2009). No decorrer da pesquisa foi extraído dados
acerca das práticas inclusivas adotadas que favoreçam e contribua para o processo
de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA e suas principais dificuldades para
promoção da inclusão dos mesmos. Dessa formação realizando uma coleta de
argumentos que colaborem com os debates acerca da educação inclusiva e especial
para estudantes com TEA no município de Pocinhos-PB.
Descrição:
ALBINO, A. P. B. O processo de inclusão escolar de estudantes com TEA no município de Pocinhos - PB: desafios e conquistas. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.