UEPB - Repositório Digital

O processo de inclusão escolar de estudantes com TEA no município de Pocinhos - PB: desafios e conquistas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albino, Ana Paula Bento
dc.date.accessioned 2024-12-05T15:30:48Z
dc.date.available 2024-12-05T15:30:48Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33186
dc.description ALBINO, A. P. B. O processo de inclusão escolar de estudantes com TEA no município de Pocinhos - PB: desafios e conquistas. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Promover a inclusão de estudantes com Transtorno de espectro autista (TEA) ainda é um desafio na atualidade. Apesar da presença do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, ainda é uma grande problemática compreender as necessidades desses educandos, partindo do ambiente educacional ao escolar. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é investigar práticas inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes com TEA em escola municipal no município de Pocinhos-PB. A pesquisa em questão, é de natureza básica com abordagem qualitativa e descritiva, como instrumentos metodológicos utilizamos a entrevista semiestruturada. Com isso, foi realizada uma entrevista com uma professora da sala do AEE atuante em escola municipal do município de Pocinhos PB. Por meio disso, a análise de dados foi inspirada e elaborada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2009). No decorrer da pesquisa foi extraído dados acerca das práticas inclusivas adotadas que favoreçam e contribua para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA e suas principais dificuldades para promoção da inclusão dos mesmos. Dessa formação realizando uma coleta de argumentos que colaborem com os debates acerca da educação inclusiva e especial para estudantes com TEA no município de Pocinhos-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title O processo de inclusão escolar de estudantes com TEA no município de Pocinhos - PB: desafios e conquistas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta