Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do uso do jogo digital Summoners
War no desempenho dos alunos na aprendizagem de conceitos de probabilidade. Para isso,
um estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9◦ Ano do Ensino Fundamental.
Este estudo analisou se as intervenções utilizando o jogo Summoners War contribuíram
para o domínio dos conceitos de probabilidade pelos alunos, a partir da comparação dos
resultados obtidos nos pré e pós-testes aplicados. Embora o jogo Summoners War não seja
um jogo educativo, sua mecânica de invocação de monstros com diferentes graus de raridade
foi explorada como recurso para facilitar a compreensão de conceitos probabilísticos, como
cálculo de probabilidades e eventos independentes. A pesquisa adotou uma abordagem
metodológica mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos, o que possibilitou
uma análise detalhada dos efeitos das intervenções. Os resultados destacam o potencial
do jogo Summoners War como ferramenta pedagógica eficaz no ensino de probabilidade.
Além de motivar e promover uma maior participação dos alunos, o jogo proporcionou
um ambiente interativo que favoreceu a compreensão e aplicação prática dos conceitos de
probabilidade, demonstrando ser uma abordagem relevante no ensino de Matemática.
Descrição:
DIAS, Douglas Henrique Leite. Jogos digitais como ferramenta pedagógica: o uso de Summoners War no ensino de probabilidade. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) — Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.