Resumo:
Este artigo explora como a desinformação está presente no consumo de conteúdos através de
influenciadores digitais, principalmente no nicho da maternidade, com objetivo de compreender
a forma que eles utilizam da influência para interferir no modo de pensar dos cidadãos. A partir
do método de revisão narrativa, este trabalho apresenta os conceitos de desinformação no
contexto da sociedade contemporânea, partindo para a compreensão do papel dos
influenciadores, e a maternidade como um nicho de grande relevância atualmente. Através da
pesquisa bibliográfica a partir das obras de Robert Cialdini (2021) sobre as armas da influência
e Bauman (2000) sobre a modernidade líquida, observa-se que a desinformação está atrelada à
grande avalanche de informações que os indivíduos recebem, e por influência, não conseguem
manter um pensamento crítico sobre o que consome digitalmente. Além disso, a influência
digital pode ser um grande risco quando utilizada para influenciar pessoas visando fins
lucrativos, pois o público, em sua maioria, não realiza a verificação das informações que recebe.
Observa-se ainda que, a partir da influência, mulheres que vivenciam a maternidade recorrem
a qualquer lugar que lhes proporcione segurança para si e para o bebê, confiando em figuras
digitais que se identificam e que lhes influenciam de forma invisível a adquirir serviços não
oficiais. Conclui-se, portanto, que para combater a propagação de desinformação, é necessário
garantir o acesso democrático à informação, permitindo a investigação e verificação do que
consumimos na internet para melhorar nossa forma de comunicação em sociedade.
Descrição:
FRANÇA, L. M. R. de. Influência digital e maternidade: A propagação da desinformação na era midiática. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.