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Influência digital e maternidade: A propagação da desinformação na era midiática.

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dc.contributor.author França, Lis Maria Ramos de
dc.date.accessioned 2024-12-11T13:04:45Z
dc.date.available 2024-12-11T13:04:45Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.issn CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33268
dc.description FRANÇA, L. M. R. de. Influência digital e maternidade: A propagação da desinformação na era midiática. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo explora como a desinformação está presente no consumo de conteúdos através de influenciadores digitais, principalmente no nicho da maternidade, com objetivo de compreender a forma que eles utilizam da influência para interferir no modo de pensar dos cidadãos. A partir do método de revisão narrativa, este trabalho apresenta os conceitos de desinformação no contexto da sociedade contemporânea, partindo para a compreensão do papel dos influenciadores, e a maternidade como um nicho de grande relevância atualmente. Através da pesquisa bibliográfica a partir das obras de Robert Cialdini (2021) sobre as armas da influência e Bauman (2000) sobre a modernidade líquida, observa-se que a desinformação está atrelada à grande avalanche de informações que os indivíduos recebem, e por influência, não conseguem manter um pensamento crítico sobre o que consome digitalmente. Além disso, a influência digital pode ser um grande risco quando utilizada para influenciar pessoas visando fins lucrativos, pois o público, em sua maioria, não realiza a verificação das informações que recebe. Observa-se ainda que, a partir da influência, mulheres que vivenciam a maternidade recorrem a qualquer lugar que lhes proporcione segurança para si e para o bebê, confiando em figuras digitais que se identificam e que lhes influenciam de forma invisível a adquirir serviços não oficiais. Conclui-se, portanto, que para combater a propagação de desinformação, é necessário garantir o acesso democrático à informação, permitindo a investigação e verificação do que consumimos na internet para melhorar nossa forma de comunicação em sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a): Prof.ª Dra. Ingrid Farias Fechine pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Desinformação pt_BR
dc.subject Influência digital pt_BR
dc.subject Maternidade pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.title Influência digital e maternidade: A propagação da desinformação na era midiática. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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