Resumo:
Este estudo objetivou descrever a aplicação do marketing digital como estratégia de branding
pela plataforma de streaming Netflix no Instagram. Metodologicamente, foi utilizada a
abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizado foi a exploratória-descritiva. Além disso,
foi adotado o estudo de caso com a coleta de dados realizada na plataforma Instagram do perfil
Netflix Brasil. Com isso, a técnica da observação não participante, suportada pelo método
netnográfico, foi inserida para auxílio na compreensão deste fenômeno, com o uso da análise
de conteúdo para interpretação dos dados. A pesquisa revelou que a plataforma utiliza no
Instagram recursos variados, tais como: reels, feed e stories para engajar o público e promover
a sua marca. As estratégias incluem marketing de conteúdo, interações com seguidores e o uso
de enquetes e hashtags, estabelecendo uma conexão emocional com os consumidores. No
entanto, observou-se que a Netflix ainda enfrenta desafios na interação direta com os usuários,
o que pode afetar o seu branding no Instagram. As conclusões apontam para a importância de
uma comunicação contínua e personalizada no Instagram, destacando a necessidade de a Netflix
aprimorar suas práticas de interação para consolidar sua identidade, fortalecer o relacionamento
com seu público e se adaptar às novas demandas do mercado digital, aumentando assim, o
engajamento em torno da sua marca.
Descrição:
OLIVEIRA, Gregory Pereira Freire de. Da informação ao engajamento: o uso do marketing digital como estratégia de branding da Netflix na plataforma Instagram. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2024.