Resumo:
Este trabalho investiga as dificuldades enfrentadas por alunos dos anos finais do Ensino
Fundamental no aprendizado de equações algébricas, tema relevante no contexto educacional
atual. A álgebra, fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, é vista por muitos
alunos como abstrata e desconectada da realidade, dificultando a transição entre Aritmética e
Álgebra. O objetivo da pesquisa foi identificar as barreiras conceituais e operacionais
enfrentadas pelos alunos, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. A pesquisa
fundamenta-se em estudos que defendem a importância da contextualização no ensino,
apontando que a ênfase excessiva na memorização de regras, sem a devida compreensão,
agrava as dificuldades. Além disso, a ausência de uma base sólida em Aritmética pode
ampliar as lacunas no aprendizado da álgebra. A metodologia adotada foi qualitativa, com a
aplicação de uma lista de questões para alunos do 7º ano em uma escola pública de São
Sebastião do Umbuzeiro-PB. A análise das respostas revelou dificuldades significativas na
compreensão do princípio de equivalência e na manipulação de incógnitas, frequentemente
associadas a métodos de ensino que priorizam a memorização. Os resultados indicam a
necessidade de um ambiente de aprendizagem que promova a curiosidade e a investigação,
além da formação contínua dos professores, como fatores essenciais para transformar a
percepção dos alunos sobre a álgebra e melhorar seu desempenho. Este estudo contribui para
uma reflexão sobre práticas mais eficazes no ensino da álgebra, preparando os alunos para
desafios futuros.
Descrição:
LEOPOLDINO, Marcos Paulo Balbino. Dificuldades de aprendizagem em álgebra: uma experiência com alunos do 7º ano. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo].