UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de aprendizagem em álgebra: uma experiência com alunos do 7º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leopoldino, Marcos Paulo Balbino
dc.date.accessioned 2025-01-07T17:38:49Z
dc.date.available 2025-01-07T17:38:49Z
dc.date.issued 2024-11-07
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33478
dc.description LEOPOLDINO, Marcos Paulo Balbino. Dificuldades de aprendizagem em álgebra: uma experiência com alunos do 7º ano. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga as dificuldades enfrentadas por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no aprendizado de equações algébricas, tema relevante no contexto educacional atual. A álgebra, fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, é vista por muitos alunos como abstrata e desconectada da realidade, dificultando a transição entre Aritmética e Álgebra. O objetivo da pesquisa foi identificar as barreiras conceituais e operacionais enfrentadas pelos alunos, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se em estudos que defendem a importância da contextualização no ensino, apontando que a ênfase excessiva na memorização de regras, sem a devida compreensão, agrava as dificuldades. Além disso, a ausência de uma base sólida em Aritmética pode ampliar as lacunas no aprendizado da álgebra. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma lista de questões para alunos do 7º ano em uma escola pública de São Sebastião do Umbuzeiro-PB. A análise das respostas revelou dificuldades significativas na compreensão do princípio de equivalência e na manipulação de incógnitas, frequentemente associadas a métodos de ensino que priorizam a memorização. Os resultados indicam a necessidade de um ambiente de aprendizagem que promova a curiosidade e a investigação, além da formação contínua dos professores, como fatores essenciais para transformar a percepção dos alunos sobre a álgebra e melhorar seu desempenho. Este estudo contribui para uma reflexão sobre práticas mais eficazes no ensino da álgebra, preparando os alunos para desafios futuros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem em álgebra: uma experiência com alunos do 7º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta