Resumo:
Diante dos desafios recorrentes no ensino de geometria, torna-se essencial adotar estratégias e
recursos inovadores e dinâmicos que despertem o interesse dos estudantes por esse ramo da
matemática. Nesse sentido, o uso de materiais manipuláveis surge como uma alternativa eficaz
para enfrentar os obstáculos presentes no processo de ensino-aprendizagem. O presente
trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores que lecionam matemática nos
anos finais do ensino fundamental sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino da
geometria. Entre os objetivos específicos, destacam-se: investigar as experiências dos docentes
no ensino de geometria; identificar os obstáculos enfrentados ao utilizar materiais
manipulativos e explorar estratégias para superá-los; compreender as percepções dos
educadores sobre o ensino da geometria; e analisar como esses materiais concretos são
empregados na exploração de conceitos geométricos em diferentes níveis de ensino. Do ponto
de vista teórico, este estudo fundamenta-se em pesquisas que destacam a importância do ensino
de geometria e o papel dos materiais concretos como facilitadores no processo educacional,
com referências a autores como Sergio Lorenzato, que aborda esses aspectos em suas obras. A
pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de professores que lecionam do
6º ao 9º ano da rede municipal de Iguaracy – PE. A coleta de dados foi realizada por meio de
questionários online, aplicados através da plataforma Google Forms. Os resultados apontaram
que alguns obstáculos prejudicam o desempenho no processo de ensino-aprendizagem, como a
falta de recursos adequados e a necessidade de capacitação docente para a utilização eficaz dos
materiais manipulativos. Como alternativa, a confecção de materiais a partir de recursos
recicláveis foi sugerida, oferecendo uma abordagem sustentável e inclusiva para o ensino de
geometria. Outro ponto crucial mencionado pelos entrevistados foi a resistência dos alunos em
aprender conceitos abstratos. A pesquisa revelou que os materiais manipuláveis constituem uma
estratégia eficaz para facilitar a compreensão dos estudantes em relação aos conceitos
geométricos, além de incentivar uma maior participação nas atividades práticas em sala de aula.
Descrição:
SILVA, Alan Cordeiro da. Geometria com materiais manipuláveis: perspectivas de professores de matemática do 6º ao 9º ano do município de Iguaracy - PE. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em
Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.