Resumo:
Diante da instabilidade econômica e da crescente busca por alternativas de trabalho, o
empreendedorismo surge como uma solução importante para o desenvolvimento econômico e
social do Brasil. As micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das vagas de trabalho
criadas em 2023, enfrentam desafios significativos, como a falta de planejamento e gestão
financeira, o que resulta em uma vida útil média de apenas 4 a 5 anos. Para garantir o sucesso
no empreendedorismo, é essencial que o indivíduo desenvolva habilidades de gestão desde a
educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a Educação Financeira
nas escolas para formar cidadãos capazes de compreender conceitos econômicos e financeiros,
promovendo uma gestão mais eficiente de seus recursos. Este trabalho propõe uma sequência
didática que integra a matemática à Educação Financeira e ao empreendedorismo,
contextualizando os conteúdos matemáticos em situações reais do cotidiano, tornando-os mais
relevantes e aplicáveis. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com o objetivo de compreender
a aplicabilidade de métodos didáticos no ensino de matemática, enfatizando a importância da
Educação Financeira para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Através da
integração desses conceitos, buscamos formar cidadãos autossuficientes, críticos e inovadores,
alinhados aos objetivos da BNCC. Autores como Zabala (1998) e Dolabela (2016) defendem
que a educação deve promover a autonomia do aluno, estimulando a capacidade de tomar
decisões financeiras e empreendedoras.
Descrição:
ROMÃO, Bruno Ferreira. Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.