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Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira

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dc.contributor.author Romão, Bruno Ferreira
dc.date.accessioned 2025-01-08T12:50:09Z
dc.date.available 2025-01-08T12:50:09Z
dc.date.issued 2024-11-14
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33486
dc.description ROMÃO, Bruno Ferreira. Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Diante da instabilidade econômica e da crescente busca por alternativas de trabalho, o empreendedorismo surge como uma solução importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. As micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das vagas de trabalho criadas em 2023, enfrentam desafios significativos, como a falta de planejamento e gestão financeira, o que resulta em uma vida útil média de apenas 4 a 5 anos. Para garantir o sucesso no empreendedorismo, é essencial que o indivíduo desenvolva habilidades de gestão desde a educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a Educação Financeira nas escolas para formar cidadãos capazes de compreender conceitos econômicos e financeiros, promovendo uma gestão mais eficiente de seus recursos. Este trabalho propõe uma sequência didática que integra a matemática à Educação Financeira e ao empreendedorismo, contextualizando os conteúdos matemáticos em situações reais do cotidiano, tornando-os mais relevantes e aplicáveis. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com o objetivo de compreender a aplicabilidade de métodos didáticos no ensino de matemática, enfatizando a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Através da integração desses conceitos, buscamos formar cidadãos autossuficientes, críticos e inovadores, alinhados aos objetivos da BNCC. Autores como Zabala (1998) e Dolabela (2016) defendem que a educação deve promover a autonomia do aluno, estimulando a capacidade de tomar decisões financeiras e empreendedoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Sequência didática (SD) pt_BR
dc.title Empreendedorismo no ensino de matemática: uma proposta didática no contexto da educação financeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


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