Resumo:
A internet vem revolucionando o comércio através da oferta de alternativas que garantem, além
de comodidade e qualidade, uma experiência diferenciada e específica de compras. Tendo como
objetivo analisar o papel da logística na experiência de compras online no E-Commerce e M-
Commerce, este artigo fez uso de uma pesquisa aplicada descritiva, de abordagem quantitativa,
cujo universo amostral foi definido de maneira aleatória simples e probabilística. Foi
disponibilizado um questionário online, adaptado do modelo de Fernandes e Souza (2018), o
qual baseou-se no KPI (índice chave de performance) “On Time In Full”. Os resultados obtidos
demonstraram em seus índices que a maioria dos consumidores está satisfeita com a
pontualidade de entrega e que na maioria dos casos, os pedidos correspondem às especificações
estabelecidas com os clientes (qualidade, quantidade, dimensões e etc.). Porém, quando
avaliado o índice de satisfação geral, obteve-se um resultado muito abaixo do ideal. Foi
encontrado, portanto, uma necessidade de melhoria imediata no fornecimento dos serviços
logísticos, partindo de investimentos em infraestruturas de transportes até práticas que
proporcionem a superação dos desafios da realidade cotidiana do E-Business brasileiro
Descrição:
SILVA JUNIOR, J. R. B. da. Análise do papel da logística na experiência de compra do consumidor de E-commerce e M-commerce. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]