Resumo:
Em relação aos consumidores, diversos aspectos impactam de maneira preponderante no
comportamento de consumo, os que mais detêm essa capacidade e que estão reforçados
neste artigo foram: a comunicação específica, experiência de consumo, proximidade e
confiabilidade e o comportamento de consumo. Nessa perspectiva, o trabalho teve como
objetivo analisar como a atuação do Digital Influencer afeta o comportamento de consumo
de estudantes, do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba. Na metodologia, utilizou-
se quanto aos fins, a pesquisa é identificada como exploratória-descritiva; e quanto aos
meios, esta pesquisa é classificada como Bibliográfica e Pesquisa de Levantamento. Em
relação ao instrumento usado, corresponde a um questionário composto por 4 questões
voltadas ao perfil dos respondentes, e 16 elencadas aos 4 aspectos de influência na
atuação do Digital Influencer. Adotou-se a escala Likert de forma adaptada para três níveis:
concordo, neutro e discordo. Referente aos resultados, em todos os aspectos ocorreu maior
concordância, confirmando a importância das dimensões analisadas; porém em 1 deles, o
aspecto proximidade e confiabilidade, ocorreu um equilíbrio maior entre concordância e
discordância. Os resultados apresentam-se de modo favorável, embora admite-se que
alguns aspectos necessitam ser mais bem trabalhados tendo em vista uma futura ampliação
do impacto dos Influenciadores no comportamento de consumo. No que concerne as
considerações finais, evidenciaram-se como aspectos de maior relevância respectivamente,
a comunicação específica e o comportamento de consumo, contribuindo de forma mais
efetiva para um serviço de marketing mais impactante e de maior qualidade para os
consumidores e para própria organização.
Descrição:
DUARTE, W. M. C. Aspectos preponderantes da atuação do Digital Influencer sobre o comportamento de consumo dos estudantes do CCSA, do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]