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Os traços e as cores do Estágio Supervisionado II em Língua Inglesa: um portfólio ilustrado como relato de experiência

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dc.contributor.author Lima, Gabriela da Costa Souza
dc.date.accessioned 2025-02-25T14:40:57Z
dc.date.available 2025-02-25T14:40:57Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33655
dc.description LIMA, G. C. S. Os traços e as cores do Estágio Supervisionado II em língua inglesa: um portfólio ilustrado como relato de experiência. 2024. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Durante os cursos de licenciatura, o Estágio Supervisionado (ES) é aguardado como um momento de prática de tudo aquilo que foi previamente estudado nas teorias durante os componentes curriculares, no entanto, entendo que o ES vai além da aplicação, uma vez que propicia ao professor em Formação Inicial (FI) a constante reflexão de sua práxis, podendo, portanto, caracterizar a etapa mais significativa do processo de formação. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o percurso do meu processo reflexivo como professora de Língua Inglesa (LI) sobre as minhas experiências no componente curricular de ES II, por meio da escrita de um portfólio. A fim de cumprir esse objetivo, foi necessário delimitar os respectivos objetivos específicos, a saber: I. Identificar os principais temas abordados no portfólio de ES II; e II. Verificar exemplos de tomada de consciência e autorreflexão sobre a minha identidade docente. Para dar luz a tais discussões, o suporte teórico foi composto por Oliveira e Foerste (2023), que discutem o processo de formação docente no Brasil e a formação dos cursos de licenciatura; por Pimenta e Lima (2010) juntamente com Barros, Silva e Vásquez (2011), que fundamentaram a discussão acerca do ES; e ainda por Perrenoud (2002) e Freire (1996), no que diz respeito à relevância da postura reflexiva na formação docente. Com essa finalidade, a metodologia teve uma abordagem qualitativo-descritiva (Minayo, 2001) por meio de um estudo de caso (Gil, 2002), com traços de pesquisa narrativa (Paiva, 2008) sendo o corpus desta pesquisa as reflexões registradas em meu portfólio elaborado no componente de ES II sobre o período de formação teórica, na universidade, e prática, no estágio de observação e regência de aulas de LI em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Campina Grande/Paraíba. O processo de escrita das experiências em sala de aula e reflexões por meio de um portfólio deu margem à associação a um tema de interesse pessoal, que, no caso deste trabalho, foram os traços e as cores presentes em desenhos que costumo fazer, o que me possibilitou narrar com mais fluidez a história a ser contada. Como resultados, foi possível compreender que a escrita por meio de um portfólio gera mais conforto para o professor em FI, já que este tem a oportunidade de escrever sobre sua experiência de maneira integral, não apenas descrevendo suas vivências, mas também expondo suas emoções e tomada de consciência durante o processo, além de distanciar-se da visão comumente dicotômica entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Portfólio pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Os traços e as cores do Estágio Supervisionado II em Língua Inglesa: um portfólio ilustrado como relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


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