Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as
contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a
formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de iniciação à docência
no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus I da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). A experiência relatada foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Carlos Ernesto (EMEF Carlos Ernesto), situada na cidade de Queimadas/PB. As
vivências no programa foram fundamentais para a construção de saberes que permeiam o
fazer docente, pois, oportunizaram o diálogo entre teoria e prática, a partir da inserção no
cotidiano da escola e da interação na sala de aula com a professora da turma e alunos/as.
Contribuiu ainda, para aproximação entre a escola de educação básica e a universidade, e
vice-versa, possibilitando uma maior compreensão das práticas pedagógicas. O referencial
teórico utilizado incluiu autores como André (2012), que discute a importância das políticas
de formação docente, e Silveira (2015), que trata da cultura do trabalho docente e da
integração entre teoria e prática. Além disso, Freire (1996) que ofereceu subsídios importantes
ao enfatizar a necessidade da prática pedagógica crítica e transformadora. Como principais
resultados destacamos: as observações e intervenções pedagógicas realizadas no cotidiano
escolar, foi possível integrar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação com a
realidade prática da sala de aula, proporcionando uma formação mais sólida e significativa.
Descrição:
BARROS, A. M. O. As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.