UEPB - Repositório Digital

As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Adélia Maria de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-03-11T19:57:04Z
dc.date.available 2025-03-11T19:57:04Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677
dc.description BARROS, A. M. O. As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de iniciação à docência no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência relatada foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Ernesto (EMEF Carlos Ernesto), situada na cidade de Queimadas/PB. As vivências no programa foram fundamentais para a construção de saberes que permeiam o fazer docente, pois, oportunizaram o diálogo entre teoria e prática, a partir da inserção no cotidiano da escola e da interação na sala de aula com a professora da turma e alunos/as. Contribuiu ainda, para aproximação entre a escola de educação básica e a universidade, e vice-versa, possibilitando uma maior compreensão das práticas pedagógicas. O referencial teórico utilizado incluiu autores como André (2012), que discute a importância das políticas de formação docente, e Silveira (2015), que trata da cultura do trabalho docente e da integração entre teoria e prática. Além disso, Freire (1996) que ofereceu subsídios importantes ao enfatizar a necessidade da prática pedagógica crítica e transformadora. Como principais resultados destacamos: as observações e intervenções pedagógicas realizadas no cotidiano escolar, foi possível integrar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação com a realidade prática da sala de aula, proporcionando uma formação mais sólida e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.title As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta