Resumo:
Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Assistivas (TA’s) na Educação Especial,
com foco no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do
Espectro do Autista (TEA). O objetivo principal foi investigar como as TA’ s podem
facilitar a aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação
social, uma das características da TEA. A Tecnologia Assistiva configura-se como
softwares que objetivam trazer qualidade de vida a pessoas com algum transtorno do
neurodesenvolvimento. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica com base
em autores como, por exemplo, Besch (2024), Sonza (2021), Sartoretto (2024) e
Freire (2001). Os resultados indicam que as TA’ s são fundamentais para a inclusão
e o desenvolvimento de crianças autistas, promovendo uma educação mais acessível,
eficaz e inclusiva.
Descrição:
SOUSA, A. C. S. Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.