dc.contributor.author |
Sousa, Ana Carolina da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-18T19:40:22Z |
|
dc.date.available |
2025-03-18T19:40:22Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33691 |
|
dc.description |
SOUSA, A. C. S. Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Assistivas (TA’s) na Educação Especial,
com foco no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do
Espectro do Autista (TEA). O objetivo principal foi investigar como as TA’ s podem
facilitar a aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação
social, uma das características da TEA. A Tecnologia Assistiva configura-se como
softwares que objetivam trazer qualidade de vida a pessoas com algum transtorno do
neurodesenvolvimento. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica com base
em autores como, por exemplo, Besch (2024), Sonza (2021), Sartoretto (2024) e
Freire (2001). Os resultados indicam que as TA’ s são fundamentais para a inclusão
e o desenvolvimento de crianças autistas, promovendo uma educação mais acessível,
eficaz e inclusiva. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias assistivas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |