UEPB - Repositório Digital

Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Ana Carolina da Silva
dc.date.accessioned 2025-03-18T19:40:22Z
dc.date.available 2025-03-18T19:40:22Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33691
dc.description SOUSA, A. C. S. Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda o uso de Tecnologias Assistivas (TA’s) na Educação Especial, com foco no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Espectro do Autista (TEA). O objetivo principal foi investigar como as TA’ s podem facilitar a aprendizagem para crianças com dificuldades de comunicação e interação social, uma das características da TEA. A Tecnologia Assistiva configura-se como softwares que objetivam trazer qualidade de vida a pessoas com algum transtorno do neurodesenvolvimento. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica com base em autores como, por exemplo, Besch (2024), Sonza (2021), Sartoretto (2024) e Freire (2001). Os resultados indicam que as TA’ s são fundamentais para a inclusão e o desenvolvimento de crianças autistas, promovendo uma educação mais acessível, eficaz e inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias assistivas pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Tecnologias assistivas no processo de alfaletrar no contexto da educação especial a crianças autistas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta