Resumo:
Este trabalho tem o objetivo geral de entender o modo negligente como se reproduziu o ensino de literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. Para isso, têm-se como objetivos específicos investigar a retrospectiva histórica da literatura inglesa no Brasil e discorrer sobre as razões que podem ter contribuído para o desprezo, além de explorar como a literatura pode ser implementada em sala de aula. A pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo, dado que a análise foi feita a partir de conhecimentos já estudados e materiais existentes sobre o ensino de literatura. A pesquisa fundamenta-se dos argumentos de Oliveira (1999), Moita Lopes (1996), Mota (2010), Collie e Slater (1987), Cosson (2006), Aguiar e Bordini (1993) e outros estudiosos sobre o tópico abordado. Conclui-se em princípio que historicamente não houve interesse das políticas brasileiras em dar importância à literatura na disciplina de inglês, visto que a aprendizagem da língua visava fins de trabalho e economia. Além disso, o sistema educacional brasileiro ainda sofre para ofertar um ensino integral do inglês ao não apresentar um currículo nacional que promove a presença da literatura, reforçando certa herança histórica de colonialidade na instrução da língua. Como também, uma infraestrutura escassa de recursos e qualificação. Essas implicações acabam culminando para tal cenário.
Descrição:
FERREIRA, G. F. N. Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.