UEPB - Repositório Digital

Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Glauber Filipe Nascimento
dc.date.accessioned 2025-03-25T18:41:07Z
dc.date.available 2025-03-25T18:41:07Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33702
dc.description FERREIRA, G. F. N. Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo geral de entender o modo negligente como se reproduziu o ensino de literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. Para isso, têm-se como objetivos específicos investigar a retrospectiva histórica da literatura inglesa no Brasil e discorrer sobre as razões que podem ter contribuído para o desprezo, além de explorar como a literatura pode ser implementada em sala de aula. A pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo, dado que a análise foi feita a partir de conhecimentos já estudados e materiais existentes sobre o ensino de literatura. A pesquisa fundamenta-se dos argumentos de Oliveira (1999), Moita Lopes (1996), Mota (2010), Collie e Slater (1987), Cosson (2006), Aguiar e Bordini (1993) e outros estudiosos sobre o tópico abordado. Conclui-se em princípio que historicamente não houve interesse das políticas brasileiras em dar importância à literatura na disciplina de inglês, visto que a aprendizagem da língua visava fins de trabalho e economia. Além disso, o sistema educacional brasileiro ainda sofre para ofertar um ensino integral do inglês ao não apresentar um currículo nacional que promove a presença da literatura, reforçando certa herança histórica de colonialidade na instrução da língua. Como também, uma infraestrutura escassa de recursos e qualificação. Essas implicações acabam culminando para tal cenário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Literatura inglesa pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.title Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta