UEPB - Repositório Digital

As crenças sobre professores nativos de língua inglesa em anúncios de escolas on-line de idiomas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Jonathan Souza de
dc.date.accessioned 2025-03-25T18:46:21Z
dc.date.available 2025-03-25T18:46:21Z
dc.date.issued 2024-12-21
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33706
dc.description LUCENA, J. S. As crenças sobre professores nativos de língua inglesa em anúncios de escolas on-line de idiomas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional tanto para falantes nativos ou não-nativos da língua. Sabendo disso, este trabalho objetiva analisar as crenças sobre falantes nativos da língua inglesa serem considerados melhores no ensino da língua a partir de anúncios e depoimentos de escolas de idiomas. Especificamente, esse estudo procura i) Abordar a formação de professores de Língua Inglesa e as crenças que os cercam; ii) Apresentar como o ensino de língua inglesa ocorre no Brasil; iii) Refletir a respeito das crenças que relativizam a qualificação de professores de inglês para ensinar o idioma. No que se refere às suas características metodológicas, esta pesquisa possui abordagem qualitativa, alinha-se ao paradigma exploratório e seu tipo de estudo é netnográfico, tendo como corpus de análise os anúncios e depoimentos de alunos e professores de escolas on-line, disponíveis na internet. Como suporte teórico, foram utilizadas as contribuições de Barcelos (2004), Silva (2005), Lima (2005), Williams e Chesterman (2009), Crystal (2004), dentre outros. A partir da análise, foi possível verificar que os depoimentos e os anúncios reforçam a noção de que professores nativos são a melhor escolha para quem deseja aprender o idioma com fluência e precisão. No entanto, a ênfase aqui está em um apelo publicitário que, muitas vezes, simplifica e idealiza o processo de ensino, apresentando o professor nativo como uma garantia de sucesso no aprendizado da língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador : Prof. Me. Michael Gouveia de Sousa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Crenças pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title As crenças sobre professores nativos de língua inglesa em anúncios de escolas on-line de idiomas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta