Resumo:
A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo
para a comunicação internacional tanto para falantes nativos ou não-nativos da língua.
Sabendo disso, este trabalho objetiva analisar as crenças sobre falantes nativos da
língua inglesa serem considerados melhores no ensino da língua a partir de anúncios
e depoimentos de escolas de idiomas. Especificamente, esse estudo procura i)
Abordar a formação de professores de Língua Inglesa e as crenças que os cercam; ii)
Apresentar como o ensino de língua inglesa ocorre no Brasil; iii) Refletir a respeito das
crenças que relativizam a qualificação de professores de inglês para ensinar o idioma.
No que se refere às suas características metodológicas, esta pesquisa possui
abordagem qualitativa, alinha-se ao paradigma exploratório e seu tipo de estudo é
netnográfico, tendo como corpus de análise os anúncios e depoimentos de alunos e
professores de escolas on-line, disponíveis na internet. Como suporte teórico, foram
utilizadas as contribuições de Barcelos (2004), Silva (2005), Lima (2005), Williams e
Chesterman (2009), Crystal (2004), dentre outros. A partir da análise, foi possível
verificar que os depoimentos e os anúncios reforçam a noção de que professores
nativos são a melhor escolha para quem deseja aprender o idioma com fluência e
precisão. No entanto, a ênfase aqui está em um apelo publicitário que, muitas vezes,
simplifica e idealiza o processo de ensino, apresentando o professor nativo como uma
garantia de sucesso no aprendizado da língua.
Descrição:
LUCENA, J. S. As crenças sobre professores nativos de língua inglesa em anúncios de escolas on-line de idiomas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.