Resumo:
Este trabalho tem por objetivo evidenciar conexões existentes entre Educação Financeira e
Etnomatemática, a partir da análise das percepções de uma turma do 3o ano do Ensino Médio.
Para alcançarmos o objetivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa
de caráter exploratório, coletando dados por meio de questionário. Participaram da pesquisa um
professor de matemática e seus estudantes da turma do 3o ano do Ensino Médio. De início,
abordamos teoricamente a importância desses temas no contexto escolar, vislumbrando
melhorias na sociedade, aumentando as chances de sucesso na formação de cidadãos críticos e
conscientes de suas escolhas. Após as leituras e, posteriormente, a coleta de dados, realizamos
a análise interpretativa da realidade observada. Como principais resultados, evidenciamos que
os participantes têm conhecimento sobre a importância da Educação Financeira, porém ao
serem questionados sobre a forma como lidam com o dinheiro, demonstram contradições no
gerenciamento desse recurso, havendo desconexão dos seus atos com as habilidades necessárias
para um uso consciente. A partir do reconhecimento de que a Educação Financeira contribui
para formar cidadãos críticos em vários aspectos que a envolva, a Etnomatemática pode nos
trazer muitas respostas a respeito da relevância da matemática atrelada a seus significados no
ensino, incluindo os aspectos culturais de cada grupo. Constatamos que é preciso um olhar mais
atento para a conexão entre os saberes adquiridos fora da escola, nas práticas cotidianas, e
aqueles dentro da escola, nas práticas escolares. Por fim, evidenciamos que a Educação
Financeira se enquadra na conceituação da Etnomatemática.
Descrição:
FREITAS, Erivânio Bezerra Queiroz de. Conexões entre educação financeira e etnomatemática. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba,
Monteiro, 2025.