UEPB - Repositório Digital

Conexões entre educação financeira e etnomatemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Erivânio Bezerra Queiroz de
dc.date.accessioned 2025-08-01T13:45:26Z
dc.date.available 2025-08-01T13:45:26Z
dc.date.issued 2025-05-27
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34445
dc.description FREITAS, Erivânio Bezerra Queiroz de. Conexões entre educação financeira e etnomatemática. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo evidenciar conexões existentes entre Educação Financeira e Etnomatemática, a partir da análise das percepções de uma turma do 3o ano do Ensino Médio. Para alcançarmos o objetivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, coletando dados por meio de questionário. Participaram da pesquisa um professor de matemática e seus estudantes da turma do 3o ano do Ensino Médio. De início, abordamos teoricamente a importância desses temas no contexto escolar, vislumbrando melhorias na sociedade, aumentando as chances de sucesso na formação de cidadãos críticos e conscientes de suas escolhas. Após as leituras e, posteriormente, a coleta de dados, realizamos a análise interpretativa da realidade observada. Como principais resultados, evidenciamos que os participantes têm conhecimento sobre a importância da Educação Financeira, porém ao serem questionados sobre a forma como lidam com o dinheiro, demonstram contradições no gerenciamento desse recurso, havendo desconexão dos seus atos com as habilidades necessárias para um uso consciente. A partir do reconhecimento de que a Educação Financeira contribui para formar cidadãos críticos em vários aspectos que a envolva, a Etnomatemática pode nos trazer muitas respostas a respeito da relevância da matemática atrelada a seus significados no ensino, incluindo os aspectos culturais de cada grupo. Constatamos que é preciso um olhar mais atento para a conexão entre os saberes adquiridos fora da escola, nas práticas cotidianas, e aqueles dentro da escola, nas práticas escolares. Por fim, evidenciamos que a Educação Financeira se enquadra na conceituação da Etnomatemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Dra. Daiana Estrela Ferreira Barbosa pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Práticas escolares pt_BR
dc.title Conexões entre educação financeira e etnomatemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta