Resumo:
Este artigo analisa a ação educativa hospitalar baseada na Pedagogia, destacando
sua relevância didático-pedagógica para estudantes internados e sua contribuição
para a conclusão da Educação Básica. A pesquisa, realizada em hospitais de
Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, evidencia a importância da educação
durante a internação e a humanização do ambiente hospitalar, com ênfase no uso do
lúdico como ferramenta pedagógica. Baseada em uma abordagem qualitativa e
entrevistas, fundamenta-se nos teóricos Ana Carolina, Neilton Silva, Anita
Zimmermann, Paulo Adriano Schwingel e Paulo Freire. Conclui-se que o hospital pode
ser um espaço de aprendizagem, garantindo a continuidade educacional e o
desenvolvimento pessoal dos pacientes, mesmo em tratamento.
Descrição:
LEITE. S.L.S. A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.