dc.contributor.author |
Leite, Sherlen Lins da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-08-16T00:30:49Z |
|
dc.date.available |
2025-08-16T00:30:49Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34535 |
|
dc.description |
LEITE. S.L.S. A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo analisa a ação educativa hospitalar baseada na Pedagogia, destacando
sua relevância didático-pedagógica para estudantes internados e sua contribuição
para a conclusão da Educação Básica. A pesquisa, realizada em hospitais de
Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, evidencia a importância da educação
durante a internação e a humanização do ambiente hospitalar, com ênfase no uso do
lúdico como ferramenta pedagógica. Baseada em uma abordagem qualitativa e
entrevistas, fundamenta-se nos teóricos Ana Carolina, Neilton Silva, Anita
Zimmermann, Paulo Adriano Schwingel e Paulo Freire. Conclui-se que o hospital pode
ser um espaço de aprendizagem, garantindo a continuidade educacional e o
desenvolvimento pessoal dos pacientes, mesmo em tratamento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante/paciente |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedoteca |
pt_BR |
dc.title |
A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |