UEPB - Repositório Digital

A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Sherlen Lins da Silva
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:30:49Z
dc.date.available 2025-08-16T00:30:49Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34535
dc.description LEITE. S.L.S. A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa a ação educativa hospitalar baseada na Pedagogia, destacando sua relevância didático-pedagógica para estudantes internados e sua contribuição para a conclusão da Educação Básica. A pesquisa, realizada em hospitais de Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, evidencia a importância da educação durante a internação e a humanização do ambiente hospitalar, com ênfase no uso do lúdico como ferramenta pedagógica. Baseada em uma abordagem qualitativa e entrevistas, fundamenta-se nos teóricos Ana Carolina, Neilton Silva, Anita Zimmermann, Paulo Adriano Schwingel e Paulo Freire. Conclui-se que o hospital pode ser um espaço de aprendizagem, garantindo a continuidade educacional e o desenvolvimento pessoal dos pacientes, mesmo em tratamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Hospital pt_BR
dc.subject Estudante/paciente pt_BR
dc.subject Brinquedoteca pt_BR
dc.title A pedagogia hospitalar como campo de atuação: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta