Resumo:
A tradução desempenha um papel crucial no Ensino-Aprendizagem do inglês
como Língua Adicional, oferecendo tanto vantagens quanto desvantagens. Este estudo
qualitativo e descritivo, baseado em análise bibliográfica, explora como a tradução pode
facilitar a compreensão e a aquisição de vocabulário, especialmente em níveis iniciais de
aprendizagem. No entanto, há críticas de que a dependência excessiva da tradução pode inibir
a capacidade dos estudantes de pensar e se expressar diretamente na Língua Alvo. Os
resultados indicam que a tradução, quando utilizada equilibradamente e contextualizada, pode
ser uma estratégia eficaz no ensino de inglês, contribuindo para um aprendizado mais
autônomo e consciente. A pesquisa também destaca a importância de considerar a cultura e o
contexto dos alunos ao utilizar a tradução como ferramenta pedagógica. Além disso, a
investigação revelou que a tradução pode otimizar o tempo de aula e promover a autonomia
dos alunos, permitindo um aprendizado mais profundo e significativo.
Descrição:
Melo, Silas Cordeiro de. O papel da tradução no ensino-aprendizagem do inglês como língua adicional. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.