dc.contributor.author |
Melo, Silas Cordeiro de |
|
dc.date.accessioned |
2025-08-16T00:50:54Z |
|
dc.date.available |
2025-08-16T00:50:54Z |
|
dc.date.issued |
2025-01-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.652 1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34549 |
|
dc.description |
Melo, Silas Cordeiro de. O papel da tradução no ensino-aprendizagem do inglês como língua adicional. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tradução desempenha um papel crucial no Ensino-Aprendizagem do inglês
como Língua Adicional, oferecendo tanto vantagens quanto desvantagens. Este estudo
qualitativo e descritivo, baseado em análise bibliográfica, explora como a tradução pode
facilitar a compreensão e a aquisição de vocabulário, especialmente em níveis iniciais de
aprendizagem. No entanto, há críticas de que a dependência excessiva da tradução pode inibir
a capacidade dos estudantes de pensar e se expressar diretamente na Língua Alvo. Os
resultados indicam que a tradução, quando utilizada equilibradamente e contextualizada, pode
ser uma estratégia eficaz no ensino de inglês, contribuindo para um aprendizado mais
autônomo e consciente. A pesquisa também destaca a importância de considerar a cultura e o
contexto dos alunos ao utilizar a tradução como ferramenta pedagógica. Além disso, a
investigação revelou que a tradução pode otimizar o tempo de aula e promover a autonomia
dos alunos, permitindo um aprendizado mais profundo e significativo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador Prof. Esp. Wesley de Barros Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução |
pt_BR |
dc.title |
O papel da tradução no ensino-aprendizagem do inglês como língua adicional |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |