Resumo:
Durante as últimas décadas, os videogames têm sido uma constante na vida de
crianças, jovens e adultos. Considerando este contexto, desenvolveu-se o presente
trabalho com o objetivo de investigar de que modo os videogames podem contribuir
para a aquisição e aprendizagem de LI a partir da percepção dos jogadores. Para
compor o aporte teórico da presente pesquisa exploratória, contamos com o auxílio de
artigos/livros de autores/teóricos como Aranha, (2004), Gee (2009) e Vital 2020 entre
outros, com este aporte, foi traçado um mapeamento histórico referente à evolução
tecnológica e de narrativas dos videogames, de modo a verificar como os jogos podem
influenciar no processo de aquisição e ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Adotando-se uma pesquisa qualiquantitativa, com base nas respostas dos
participantes, através de perguntas discursivas e de múltipla escolha, foi desenvolvida
a análise visando perceber como os jogos eletrônicos podem contribuir para processo
de aprendizagem e aquisição de inglês, adotando-se como ponto de partida a sua
percepção. Como resultado deste trabalho, identificamos que os videogames, através
de narrativas e desafios, auxiliam no desenvolvimento das habilidades linguísticas de
uma segunda língua, como a leitura e a compreensão oral, com maior ênfase e, fala e
escrita, com menor ênfase.
Descrição:
SILVA JUNIOR, I. P. da. As contribuições dos videogames para a aprendizagem de língua inglesa a partir da percepção dos gamers. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.