UEPB - Repositório Digital

As contribuições dos videogames para a aquisição de língua inglesa a partir da percepção dos gamers

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Junior, Ismael Pereira da
dc.date.accessioned 2025-08-16T02:22:00Z
dc.date.available 2025-08-16T02:22:00Z
dc.date.issued 2024-08-08
dc.identifier.other CDD 401.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34559
dc.description SILVA JUNIOR, I. P. da. As contribuições dos videogames para a aprendizagem de língua inglesa a partir da percepção dos gamers. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Durante as últimas décadas, os videogames têm sido uma constante na vida de crianças, jovens e adultos. Considerando este contexto, desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de investigar de que modo os videogames podem contribuir para a aquisição e aprendizagem de LI a partir da percepção dos jogadores. Para compor o aporte teórico da presente pesquisa exploratória, contamos com o auxílio de artigos/livros de autores/teóricos como Aranha, (2004), Gee (2009) e Vital 2020 entre outros, com este aporte, foi traçado um mapeamento histórico referente à evolução tecnológica e de narrativas dos videogames, de modo a verificar como os jogos podem influenciar no processo de aquisição e ensino-aprendizagem de língua inglesa. Adotando-se uma pesquisa qualiquantitativa, com base nas respostas dos participantes, através de perguntas discursivas e de múltipla escolha, foi desenvolvida a análise visando perceber como os jogos eletrônicos podem contribuir para processo de aprendizagem e aquisição de inglês, adotando-se como ponto de partida a sua percepção. Como resultado deste trabalho, identificamos que os videogames, através de narrativas e desafios, auxiliam no desenvolvimento das habilidades linguísticas de uma segunda língua, como a leitura e a compreensão oral, com maior ênfase e, fala e escrita, com menor ênfase. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem de língua inglesa pt_BR
dc.subject Videogames pt_BR
dc.subject Habilidades linguísticas pt_BR
dc.subject Aquisição pt_BR
dc.title As contribuições dos videogames para a aquisição de língua inglesa a partir da percepção dos gamers pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta