Resumo:
O ensino de literatura na educação básica vem seguindo um caminho em que apenas a forma, ou fatos teóricos são considerados, problema este que acaba tornando o aprendizado e o gosto pela leitura algo desinteressante. No cenário de aulas de língua inglesa esse problema se evidencia mais ainda, tendo em vista, muitas vezes, que a literatura não está presente na currículo de ensino. Logo, o presente artigo visa propor uma proposta de intervenção como o ensino de literatura de maneira contextualizada influencia no enriquecimento da aprendizagem da língua inglesa, bem como o gosto pela literatura. Assim, mediante a problematização apresentada, em nossa proposta usamos a obra A Christmas Carol (1843), de Charlie Dickens, para turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública. Como base teórica, é utilizado o conceito de sequência básica de Rildo Cosson (2009), na construção da propósta de intervenção. Além disso, nosso estudo conta com as contribuições de Antunes (2014), Barros (2022), Marcuschi, (2008) dentre outros.
Portanto, relacionado ao objetivo, o estudo utiliza uma metodologia qualitativa, de cunho exploratório, baseada nas contribuições que pode haver diante das relações entre os estudantes e seu desenvolvimento contínuo em meio à um ensino que valoriza o contexto em que os participantes estão inseridos. Sendo assim, consideramos que o ensino literário contextualizado promove um ambiente de conexões entre o leitor e a obra, além de uma aprendizagem significativa da língua inglesa, em que estimula a busca literária e a formação de leitores.
Descrição:
LIMA, J. S. B. de. Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras
Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.