UEPB - Repositório Digital

Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Juliana Shamara Barbosa de
dc.date.accessioned 2025-08-16T02:32:00Z
dc.date.available 2025-08-16T02:32:00Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34566
dc.description LIMA, J. S. B. de. Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de literatura na educação básica vem seguindo um caminho em que apenas a forma, ou fatos teóricos são considerados, problema este que acaba tornando o aprendizado e o gosto pela leitura algo desinteressante. No cenário de aulas de língua inglesa esse problema se evidencia mais ainda, tendo em vista, muitas vezes, que a literatura não está presente na currículo de ensino. Logo, o presente artigo visa propor uma proposta de intervenção como o ensino de literatura de maneira contextualizada influencia no enriquecimento da aprendizagem da língua inglesa, bem como o gosto pela literatura. Assim, mediante a problematização apresentada, em nossa proposta usamos a obra A Christmas Carol (1843), de Charlie Dickens, para turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública. Como base teórica, é utilizado o conceito de sequência básica de Rildo Cosson (2009), na construção da propósta de intervenção. Além disso, nosso estudo conta com as contribuições de Antunes (2014), Barros (2022), Marcuschi, (2008) dentre outros. Portanto, relacionado ao objetivo, o estudo utiliza uma metodologia qualitativa, de cunho exploratório, baseada nas contribuições que pode haver diante das relações entre os estudantes e seu desenvolvimento contínuo em meio à um ensino que valoriza o contexto em que os participantes estão inseridos. Sendo assim, consideramos que o ensino literário contextualizado promove um ambiente de conexões entre o leitor e a obra, além de uma aprendizagem significativa da língua inglesa, em que estimula a busca literária e a formação de leitores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Literário pt_BR
dc.subject Lingua Inglesa pt_BR
dc.subject Gramática contextualizada pt_BR
dc.title Utilizando a gramática contextualizada no ensino de literatura com a Christmas Carol, de Charles Dickens pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta