Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar a gestão da Educação a Distância (EaD) em uma instituição de ensino profissionalizante situada em Campina Grande, Paraíba, à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR), com ênfase na compreensão de competências essenciais e de pontos de melhoria. Por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e delineada como estudo de caso, a pesquisa contou com a aplicação de questionários aos agentes envolvidos com a EaD na organização pesquisada, bem como a realização de entrevista semiestruturada com o gestor da área. A análise adotou o método de triangulação, integrando
dados quantitativos, qualitativos e bibliográficos. Os resultados evidenciaram que o capital humano é o recurso mais valioso da instituição, destacando-se pela expertise dos tutores, coordenadores e equipe técnica. O capital físico, embora relativamente estruturado, requer atualização e manutenção para gerar vantagem competitiva. O capital financeiro apresentou-se como o ponto mais frágil, com limitações em investimentos para inovação, marketing e infraestrutura. Já o capital organizacional revelou-se parcialmente consolidado, com lideranças experientes, sistemas integrados e políticas institucionais bem avaliadas, mas ainda
com carência na ampliação de redes estratégicas e ações de captação de alunos. A instituição detém recursos com potencial estratégico, porém a efetiva geração de vantagem competitiva dependerá da capacidade de organizar, mobilizar e integrar esses ativos.
Descrição:
MAGALHÃES, Welton de França. Visão baseada em recursos na gestão da educação a distância: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissionalizante em Campina Grande-Paraíba. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.