Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo descrever como a gestão do branding e o
posicionamento da marca Rare Beauty são explorados nas plataformas digitais Instagram e
TikTok. Com abordagem qualitativa, natureza exploratória e descritiva, foi utilizado o método
de estudo de caso, com coleta de dados por observação não participante e análise de conteúdo
das postagens da marca no primeiro trimestre de 2025. Os resultados indicam que a Rare Beauty
constrói seu branding de forma colaborativa, com foco em causas sociais e forte presença de
conteúdo gerado por usuários, promovendo pertencimento. O posicionamento da marca é
humanizado, sustentado por storytelling, destacando a trajetória da fundadora, Selena Gomez,
e relatos de consumidores reais. A proposta de valor envolve beleza real, saúde mental e
inclusão. No Instagram, a marca adota uma comunicação estratégica, utilizando Reels, Stories
e hashtags; no TikTok, valoriza a espontaneidade e criatividade. Em ambas as plataformas,
fortalece o engajamento cultivando uma comunidade alinhada aos seus valores.
Descrição:
HIRT, Ana Clara Eduarda Borges. Um sim às belezas reais: a gestão do branding e o posicionamento da marca Rare Beauty via plataformas digitais. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.