Resumo:
A Modelagem Matemática, como metodologia de ensino e aprendizagem da matemática,
integrado à perspectiva sociocrítica, apresenta-se como um processo que integra o conteúdo
programático a problemáticas sociais presentes no cotidiano dos estudantes. Este processo
promove, além do conhecimento matemático, reflexões acerca da temática investigada, sendo
um espaço para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação como cidadão.
Pensando nisso, o tema Educação para o Trânsito, presente nos Temas Contemporâneos
Transversais, surge como possibilidade para o ensino de matemática, especialmente pelas
representações geométricas presentes neste contexto. Dessa forma, este trabalho tem como
objetivo desenvolver uma proposta de estudo que parta da Modelagem Matemática para o
estudo de geometria contextualizado no trânsito. Para alcançarmos este objetivo, iniciamos
com uma discussão sobre a Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica,
estabelecendo relações entre a Educação Matemática Crítica e o tema contemporâneo trânsito.
Na sequência, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e de campo, estabelecemos um
contato direto com o ambiente de estudo, inclusive, o registro e coleta de dados, para os quais
fizemos o uso de diários de campo. Ademais, elaboramos uma proposta de estudo baseada na
análise de placas de sinalização. Este estudo foi aplicado em uma turma do 5º Ano do Ensino
Fundamental Anos Iniciais, na cidade de Monteiro-PB, com o objetivo de promover o ensino
de geometria a partir da abordagem Modelagem Matemática e do tema trânsito, partindo das
formas das placas de trânsito para chegar aos modelos de figuras geométricas planas,
incentivando discussões acerca do funcionamento do trânsito na cidade. Os resultados e
discussões decorrentes da intervenção em sala de aula apontam que o trabalho com a
Modelagem Matemática torna o processo de ensino e de aprendizagem mais significativo para
os estudantes, despertando novas percepções e formas de compreender a geometria. A
atividade contribuiu ainda para a construção de uma visão crítica e consciente sobre o trânsito,
colaborando para a formação de cidadãos ativos na sociedade e responsáveis pelo
entendimento de seus direitos e cumprimentos de seus deveres.
Descrição:
BEZERRA, Érika Soares. Sinalizando a geometria das placas de trânsito: uma proposta de estudo a partir da Modelagem Matemática. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.