UEPB - Repositório Digital

Sinalizando a geometria das placas de trânsito: uma proposta de estudo a partir da modelagem matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Érika Soares
dc.date.accessioned 2025-08-29T16:03:58Z
dc.date.available 2025-08-29T16:03:58Z
dc.date.issued 2025-05-20
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34664
dc.description BEZERRA, Érika Soares. Sinalizando a geometria das placas de trânsito: uma proposta de estudo a partir da Modelagem Matemática. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A Modelagem Matemática, como metodologia de ensino e aprendizagem da matemática, integrado à perspectiva sociocrítica, apresenta-se como um processo que integra o conteúdo programático a problemáticas sociais presentes no cotidiano dos estudantes. Este processo promove, além do conhecimento matemático, reflexões acerca da temática investigada, sendo um espaço para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação como cidadão. Pensando nisso, o tema Educação para o Trânsito, presente nos Temas Contemporâneos Transversais, surge como possibilidade para o ensino de matemática, especialmente pelas representações geométricas presentes neste contexto. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de estudo que parta da Modelagem Matemática para o estudo de geometria contextualizado no trânsito. Para alcançarmos este objetivo, iniciamos com uma discussão sobre a Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, estabelecendo relações entre a Educação Matemática Crítica e o tema contemporâneo trânsito. Na sequência, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e de campo, estabelecemos um contato direto com o ambiente de estudo, inclusive, o registro e coleta de dados, para os quais fizemos o uso de diários de campo. Ademais, elaboramos uma proposta de estudo baseada na análise de placas de sinalização. Este estudo foi aplicado em uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, na cidade de Monteiro-PB, com o objetivo de promover o ensino de geometria a partir da abordagem Modelagem Matemática e do tema trânsito, partindo das formas das placas de trânsito para chegar aos modelos de figuras geométricas planas, incentivando discussões acerca do funcionamento do trânsito na cidade. Os resultados e discussões decorrentes da intervenção em sala de aula apontam que o trabalho com a Modelagem Matemática torna o processo de ensino e de aprendizagem mais significativo para os estudantes, despertando novas percepções e formas de compreender a geometria. A atividade contribuiu ainda para a construção de uma visão crítica e consciente sobre o trânsito, colaborando para a formação de cidadãos ativos na sociedade e responsáveis pelo entendimento de seus direitos e cumprimentos de seus deveres. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelagem Matemática pt_BR
dc.subject Perspectiva sociocrítica pt_BR
dc.subject Geometria plana pt_BR
dc.subject Educação para o trânsito pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Sinalizando a geometria das placas de trânsito: uma proposta de estudo a partir da modelagem matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta